Quadro de Avisos
Agradecemos todos que participaram do II Seminário de História da Língua e Formação Urbana.
Certificados de participação prontos.
Em breve também, daremos notícias sobre as submissões para os Anais do evento.
Agradecemos todos que participaram do II Seminário de História da Língua e Formação Urbana.
Certificados de participação prontos.
Em breve também, daremos notícias sobre as submissões para os Anais do evento.
O II Seminário de História da Língua e Formação Urbana, que ocorrerá de forma remota nos dias 22 e 23 de agosto de 2024, é uma realização do HLinFU - História da Língua e Formação Urbana, grupo de pesquisa registrado no CNPq que congrega pesquisadores da UEM, UEL, UNICENTRO, UEG, UFOP, UNIFESP e UFSM. O evento e o grupo quer fomentar a divulgação e o debate científicos em torno da temática da história linguística das diferentes localidades e cidades brasileiras.
Objetivo do evento
O II Seminário HLinFU pretende reunir pesquisadores que realizam um esforço para recompor o mosaico da História da(s) Língua(s) em uso no Brasil, privilegiando não somente as capitais e os grandes centros urbanos atuais, mas também as diferentes localidades espalhadas pelas mais diferentes regiões do interior do Brasil.
Quem está convidado a participar?
As inscrições no evento são gratuitas para ouvintes/sinalizantes e para pesquisadores que investigam a história da língua por este viés, que reconhecem que a ocupação do território brasileiro não se deu de modo homogêneo, nem foi fruto de uma única temporalidade, sendo realizada em condições sócio-históricas nem sempre coincidentes espacialmente.
Pesquisas realizadas nas mais diferentes perspectivas teóricas que se proponham a observar a história ou a sócio-história da língua em uma dada localidade brasileira, focalizando fenômenos lexicais, gramaticais, semântico-pragmáticos e textual-discursivos, em abordagens diacrônicas ou que focalizem uma dada sincronia passada, serão muito bem-vindas no II Seminário de História da Língua e Formação Urbana.
Artistas e coletivos artísticos que desejem participar do evento divulgando, por meio de vídeos, suas obras nos intervalos dos grupos de trabalho do evento também estão convidados a submeter propostas. Nesse caso, serão bem-vindo vídeos de apresentações culturais ou produções fílmicas de curta-metragem.
Como o evento será acessado?
Os Grupos de Trabalho com os trabalhos selecionados pela comissão científica do evento serão apresentados em links do Google Meet, divulgados com antecedência aos inscritos.
As conferências de abertura e encerramento serão transmitidas pela TVUEG, em canal do Youtube.
Haverá certificação para os participantes?
Sim, os participantes ouvintes com mais de 75% de presença nas atividades do evento e todos os apresentadores de trabalhos acadêmicos e culturais farão jus a certificados.
Dia 22/08/2024 (quinta-feira)
9h40 às 12h
Conferência de abertura
Conferencista: Prof. Dr. Sandro Marcio Drumond Alves Marengo (UFS)
Título: Perspectivas da pesquisa em História da Língua no Brasil.
Transmissão pela UEG TV: https://www.youtube.com/live/0AUNtPNfCJg?si=ViLRw9ouQ33Rp4Nt
13h30 às 17h30
- Grupo de Trabalho 1 (Link da videochamada: https://meet.google.com/wmp-gyzd-swq)
Dia 23/08/2024 (sexta-feira)
9h às 12h
- Grupo de Trabalho 2 (Link da videochamada: https://meet.google.com/rcd-vqpz-jsy)
- Grupo de Trabalho 3 (Link da videochamada: https://meet.google.com/spa-hemf-hzq)
13h30 às 17h30
- Grupo de Trabalho 4 (Link da videochamada: https://meet.google.com/rgx-qmbi-gad)
17h30 – Conferência de encerramento
Título: A Cidade e o urbano contemporâneo: Mobilidades, Escalas e Tessituras.
Conferencista: Prof. Dr. Vinicius Polzin Druciaki (UEG)
Transmissão pela UEG TV: https://www.youtube.com/live/jPnn-umMics?si=yeqr-PAdCisI3tNs
Ensalamento de apresentações nos Grupos de Trabalho
Atenção, apresentadores,
Cada apresentação deve durar no máximo 15 minutos. Não há modelos previamente definidos para os slides. Para que o Grupo de Trabalho tenha debates mais ricos, pedimos, dentro do possível que participe de toda a sessão. Bom evento!
Normas para submissão de trabalhos acadêmicos
Poderão submeter trabalhos para o II Seminário HLinFU os pesquisadores com titulação mínima de mestre; alunos de curso de pós-graduação; graduados ou graduandos que desejem apresentar suas pesquisas de iniciação científica.
Cada pesquisador poderá apresentar no máximo 2 trabalhos.
Cada trabalho poderá ter no máximo 3 coautores (1 autor + 2 coautores).
Orientadores dos trabalhos de iniciação científica de graduados ou graduandos deverão ser devidamente indicados nos trabalhos de seus respectivos orientandos. A inscrição do orientador como coautor não é obrigatória.
Apenas um dos autores deverá fazer a submissão da proposta de apresentação de trabalho, em formulário de inscrição (disponível na seção "Inscrições", abaixo).
Os trabalhos que constarão da programação do II Seminário HLinFU serão selecionados a partir dos seguintes critérios: 1) aderência à temática do evento, 2) originalidade, 3) consistência teórico-metodológica e 4) relevância da proposta.
O formulário de inscrição das submissões exigirá os seguintes dados da proposta de apresentação, não sendo necessário anexar qualquer arquivo adicional:
TÍTULO DO TRABALHO,
RESUMO: texto de resumo simples (em um único parágrafo) de no máximo 3 mil caracteres, incluindo espaços em branco. No resumo, deve-se explicitar o objeto de pesquisa, a abordagem teórica, os aspectos metodológicos e os resultados gerais da pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula e apenas a inicial em maiúsculo,
Dados do autor e eoautores: nome completo, CPF, vínculo institucional, e-mail e celular,
obs.: Recomendamos reunir essas informações previamente, antes do acesso ao formulário de inscrições.
Submissões de trabalhos acadêmicos e culturais estão encerradas!
Orientações para as Comunicações individuais
As comunicações individuais nos Grupos de Trabalho (GT) serão de 15 minutos. Haverá monitores nas salas virtuais monitorando o cronômetro, mas pedimos a colaboração dos apresentadores para se planejarem para não ultrapassar esse limite de tempo.
Para que isso seja respeitado, sugerimos que nos trabalhos com vários autores, apenas um faça a apresentação. No debate dos trabalhos, todos poderão participar normalmente.
É obrigatória a presença de todos os autores dos trabalhos no Grupo de Trabalho indicado no Ensalamento. Haverá controle de presença.
Os pesquisadores poderão ficar livres na criação de suas apresentações, definindo seções e conteúdos, conforme suas necessidades. Se desejarem, poderão usar o banner do evento disponível no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1XQchfIvwe8B2ajIFKShp0qdMrAIDXJGp/view?usp=drive_link
Resumos das apresentações
Anais do evento
Serão publicados aqui após o evento, com data prevista de março de 2025. Aguarde informações para submissão de manuscritos.
Comissão organizadora:
Docentes/Pesquisadores:
André Luis Antonelli (UEM)
Evellyne Patricia Figueiredo De Sousa Costa (UFSM)
Hélcius Batista Pereira (UEM) – coordenador do evento
Hosana dos Santos Silva (UNIFESP)
Marília Silva Vieira (UEG)
Estudantes/Pesquisadores:
Aline Kelen Rodrigues da Silva (mestranda da UEG)
Brena Pantoja Guimarães (graduada pela UNESPAR e graduanda da UEM)
Elisângela Maria Ferreira (doutoranda da UEM)
Enarê Gomes Floriano (graduado da UEM)
Fernanda Antoniolli Denipoti Mesquita (graduanda da UEM)
Maria Eduarda de Souza Macedo (graduanda da UEM)
Naddia Maria Rocha Alves (mestranda da UEM)
Tales Giovani Bernardino da Silva (graduando da UEM)
Thamires Ramos Guiciardi (mestranda da UEM)
Comissão Científica:
André Luis Antonelli (UEM)
Andressa Toni (UNICENTRO)
Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Evellyne Patricia Figueiredo De Sousa Costa (UFSM)
Fabiane Cristina Altino (UEL)
Flávio Brandão-Silva (UEM)
Hélcius Batista Pereira (UEM)
Hosana dos Santos Silva (UNIFESP)
Marília Silva Vieira (UEG)
Neiva Maria Jung (UEM)
Tatiana Keller (UFSM)